quarta-feira, 18 de novembro de 2015

TITULAR DA SSPDS, DELCI TEIXEIRA, DEBATE SEGURANÇA PÚBLICA COM DEPUTADOS ESTADUAIS


Delci fez um balanço da SSPDS, debateu com deputados, lamentou a morte de policiais e disse que chacina na Grande Messejana está sendo investigada.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Delci Teixeira, foi hoje, 18, à Assembleia Legislativa para uma explanação do trabalho realizado no setor. Começou afirmando que o Governo do Ceará tem se esforçado para alcançar a meta de redução da criminalidade em 6%.“Não significa que tudo está bem em se tratando de criminalidade, mas o trabalho vem sendo feito e parabenizo os policiais civis e militares”, disse.

Delci afirmou ainda que as mortes violentas é que devem ser consideradas na estatística. “Muitos dizem que são mascarados, e chegam a mostrar uma lista com nomes de vítimas. Essas pessoas não sabem que os crimes que levamos em conta são os violentos letais intencionais (CVLI). Não levamos em conta casos de suicídio ou acidentes de trânsito, por exemplo. Nossos números são transparentes”, afirmou.

Ainda segundo o secretário da SSPDS o efetivo policial aumentou em 1.022 policiais militares, 252 praças, 33 oficiais bombeiros, 202 oficiais, além da formação de médicos legistas e peritos. Delci Teixeira arrancou aplausos da plateia que estava nas galerias formada por aprovados no último concurso da Polícia Civil quando ressaltou que há um curso que vai aumentar o efetivo da Polícia Civil em 778 novos policias, além de delegados e escrivães. Citou ainda que “há um curso para a capacitação dos militares, dos quais 3.340 sargentos a serem promovidos”.

Questionado pelo deputado Daniel Oliveira, do PMDB, sobre o baixo número de policiais em municípios do interior, citando o caso de Lavras da Mangabeira que tem apenas 5, Delci disse ser “uma realidade indiscutível e que só aumentando o efetivo, pois 60% dos novos policiais foram para o interior mas ainda não é o suficiente”. O deputado Dr. Santana, do PT, elogiou a atuação da Polícia Civil na apreensão da maior quantidade de drogas sintéticas este ano e prisão de 14 suspeitos, ocorrida nessa terça-feira.

Quanto a ocorrências no interior do estado como assaltos a bancos e agências lotéricas lembrou que há duas novas bases de helicópteros da Coordenadoria Integrada de Ações Aéreas (Ciopaer) em Juazeiro e em Sobral para estes casos. Ele revelou um plano para mais duas bases, uma em Russas e outra em Quixadá, o que para ele, conforme estudos, “irá diminuir para cerca de 30 minutos o tempo de atendimento a estas ocorrências no local mais extremo do Ceará”.

O secretário falou ainda sobre o Batalhão de Divisas que será instalado até o próximo ano. Delci considerou interessante a proposta do deptuado Ely Aguyar, do PSDC, para o emprego de cães farejadores na divisa e se comprometeu a estudar a sugestão.

O assassinato de 14 policias este ano foi lamentado por ele. Lembrou que 10 destes foram solucionados, e os assassinos estão presos. “Quatro crimes nós sabemos quem cometeu e pretendemos capturar os responsáveis”, disse.

Em relação às 11 assassinatos na madrugada do último dia 12, na Grande Messejana, Delci disse que “o caso está sendo investigado pela SSPDS e que se houve algum agente de segurança pública envolvido será devidamente responsabilizado e que não é da Lei esse tipo de atitude”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário