sábado, 26 de maio de 2018

LUTA CONTRA A CEGUEIRA - REALIZADO O 8° ENCONTRO DE PORTADORES DE GLAUCOMA


Médico Luiz Dantas fala na abertura do evento
O Auditório da Universidade Estadual do Ceará - UECE sediou neste sábado, 26, o 8° Encontro de Portadores de Glaucoma, realizado pelo Instituto Olhar e Rede Bioclínica. O Encontro, que é anual, reúne portadores de glaucoma e familiares que participam de palestras, orientações de médicos oftalmologistas e rodas de conversas com especialistas da área. Além das atividades no auditório os participantes fazem exames de oftalmológicos. O evento tem o apoio do Corpo de Bombeiros do Ceará, UECE e Sociedade Cearense de Oftalmologia.

DIREITO DE VER
O diretor do Instituto Olhar cirurgião oftalmologista, Luiz Dantas, disse, na fala de abertura do evento, que "cada um de nós tem grande responsabilidade de divulgar sobre a enfermidade. Vamos nos unir e resistir contra a redução de investimentos públicos como quer o atual Governo Federal". Luiz Dantas também divulgou Audiência Pública na Camara Municipal de Fortaleza, requerida pelo vereador Evaldo Lima(PC do B), com data a ser confirmada e pediu boa presença de público. O assunto foi reforçado pela gestora da Bioclínica e Instituto Olhar, Teresa Simão. "Hoje há dificuldades dos pacientes portadores de glaucoma para receberem aos colírios que controlam a doença e isto e desumano", disse Teresa.

A UNIVERSIDADE NO ENCONTRO
"A universidade tem a responsabilidade de promover conhecimento novo e viabilizar este conhecimento à sociedade", afirmou o reitor da UECE, José Jackson Coelho Sampaio, em sua fala ao público presente. Disse ainda que "é importante perceber que o analfabetismo no início do século passado era não ler e não fazer as quatro operações e hoje é não dominar uma língua estrangeira e as tecnologias dos computadores". A fala do reitor reforça o papel importante da Universidade e a necessidade de garantir os direitos da população a população.

A DEFENSORIA NO ENCONTRO
Outra fala que abordou direitos sociais foi a do defensor público do Núcleo da Saúde Eliton Meneses. Segundo ele "é importante observar que "o nosso povo precisa lutar por todos os seus direitos e o direito à Saúde é um destes que é preciso continuar mobilizações populares como esta para não haver mais retrocessos".

"PODERIA ESTAR CEGO"
Seu José:"agradecido"
José Antônio, 62, morador do José Walter, é portador de glaucoma assistido no Instituto Olhar há 7 anos e afirmou que "se não fosse este trabalho muito humano poderia estar cego"

A LUTA POPULAR NA POLÍTICA
Em sua fala o deputado federal Chico Lopes (PC do B) afirmou que "o voto é a coisa mais importante politicamente e vem ao encontro desta luta aqui pelo direito a Saúde pública e de qualidade, por isto é preciso ver quem está na luta por esta causa, pela luta do nosso povo".

O vereador Evaldo Lima (PC do B) destacou a crise atual citando "problemas sociais e econômicos que estão se agravando devido a um sistema que explora o povo, prova é a aprovação da PEC 95 que congela recursos e investimentos públicos atacando um programa como o de atendimento aos portadores de glaucoma".

O ATENDIMENTO

Nas salas do Centro de Ciências e Tecnologia da UECE foram realizados centenas de atendimentos pelos oftalmologistas da Rede Bioclínica e do Instituto Olhar.
Irmã Iranete sendo atendida
A freira Iranete Gomes, da Congregação das Irmãs dos Anjos Adoradores da Santíssima Teindade, fez o exame do fundo do olho que analisa a mácula e o nervo ótico. "É possível ter uma prévia se há ou não glaucoma ou retinopatia diabética. É um primeiro passo no diagnóstico", afirmou o oftalmologista Rodolfo Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário