terça-feira, 19 de setembro de 2017

SUAS - JUAZEIRO LANÇA PROGRAMA PRIMEIRA INFÂNCIA

O Memorial Padre Cícero esteve lotado nesta segunda-feira, 18, para a cerimônia de lançamento do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Prefeito Arnon Bezerra participou da solenidade, que contou também com apresentações culturais dos grupos assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A cerimônia contou ainda com palestra da psicóloga, especialista em Psicanálise, Elisa Parente, com tema "A importância do Desenvolvimento Integral na Primeira Infância".


prefeito Arnon Bezerra fala aos presentes
O evento foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), em parceria com o Governo do Estado. Ainda estiveram presentes na composição da mesa, a secretária de Educação, Loureto Lima, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, o líder do Prefeito na Câmara Municipal, Adauto Araújo, o diretor da Proteção Social Básica, Sandoval Barreto, e a coordenadora do Programa no Estado do Ceará, Silvana Simões, além de outras autoridades prestigiando o lançamento.

A Secretária Isabela Bezerra, enfatizou a importância do encontro para apresentar o programa, agregando conhecimento sobre os estudos voltados à primeira infância e iniciar o diálogo com toda a rede socioassistencial de proteção à criança. “Se queremos mudar o mundo, precisamos mudar o nosso olhar em relação às crianças. A gestão está comprometida em realizar políticas públicas com foco na primeira infância, e esse compromisso é firmado quando colocamos como objetivo da administração municipal um Juazeiro feliz, que se preocupa em garantir qualidade de vida para todos. É um objetivo grandioso, mas os sonhos devem ser grandiosos”, disse.

ACOMPANHAMENTO
Com esse acompanhamento mais de perto, as crianças terão oportunidade de se desenvolver, cumprindo todas as etapas necessárias para criar boas raízes. “Acompanhar a criança desde antes do seu nascimento até os seis anos de idade é importante para que aquela criança seja um ser humano digno. Temos que dar esse alicerce, para que aprendam a valorizar o respeito dentro de casa, na escola e na sociedade”, afirmou o Prefeito Arnon Bezerra.

O programa prioriza gestantes e crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A metodologia do programa consiste em visitas domiciliares, promovidas por visitadores da área de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia. Nessas visitas, serão feitas avaliações das relações dos pais ou dos cuidadores com as crianças. Serão trabalhados os estímulos, análises do desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. O acompanhamento irá potencializar os serviços de proteção e atendimento integral à família e os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, já existentes nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).
(Com informações da Assessoria de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário