quarta-feira, 25 de outubro de 2017

PRÉDIO MAIS ALTO DO CEARÁ INDIVIDUALIZA MEDIDOR DE ÁGUA.


O prédio mais alto do Ceará, Edifício Cidade, está prestes a finalizar o procedimento de individualização da medição de água do condomínio. Com a medida, os moradores passam a monitorar seu próprio consumo para pagamento também de fatura individual, uma vez que deixa de ser rateado entre os condôminos.

Diante do novo modelo, cada um dos 312 apartamentos, divididos em 35 andares, contará com hidrômetros individuais. O procedimento técnico necessário já foi feito, agora a Cagece está realizando o cadastramento de cada cliente e a implantação final no sistema comercial da companhia.

ECONOMIA Além de impulsionar a economia de água, individualizar a medição facilita também a identificação de vazamentos e reduz a pegada no meio ambiente: “os clientes economizam mais porque passam a pagar pelo que consomem, dessa forma, reduzem o desperdício em suas residências”, pontua o técnico em engenharia da Cagece, Marcelo Leite.

Atualmente, existem 228 imóveis com medição individualizada no Ceará. Somente no último ano, 84 condomínios se individualizaram no estado, dentre eles, o Edifício Cidade, localizado no bairro Centro, em Fortaleza. Com o procedimento, o prédio passa a ter mais de 300 clientes da Cagece.

DICA
A individualização pode ser feita em qualquer tipo de prédio. Existem duas maneiras de realizar o procedimento. Um é o processo de medição individualizada, recomendado para prédios com altura superior a 7,5 metros. Já o sistema de ligação individualizada é feito em prédios até essa altura, que oferecem condições de instalar um hidrômetro a um ramal individual vindo da rede até a residência.

LEGISLAÇÃO
Em julho do ano passado, foi sancionada a lei federal 13.312, que torna obrigatória a medição individualizada do consumo hídrico nas novas edificações condominiais. Esta ação do governo federal ajudou a reforçar a lei municipal 9.009, que vigora desde 2005, e traz em seu texto a exigência similar de que os novos condomínios verticais já sejam adequados à individualização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário