“Esse prêmio fortalece o nosso trabalho, pois é um reconhecimento de que estamos no caminho certo”, explica Anália Timbó, fundadora do Vidança. O projeto Vidança+Leitura atende hoje, diretamente, 250 crianças e adolescentes, alunos da ONG, além dá população atingida pelas ações.
Os alunos participam duas vezes por semana de oficina de leitura e realizam todas as semanas os Cortejos Literários, ocasião em que passeiam pelas ruas da comunidade, levando um carrinho, com livros, tapetes e pufes; tocando percussão e dançando. É uma verdadeira mobilização, que culmina algumas vezes nas calçadas de algum morador ou nas quadras e pátios das escolas, com apresentações artísticas e contação de histórias feitas pelas próprias crianças. Enquanto toda essa movimentação acontece, as pessoas podem livremente pegar um livro no carro, e ler.
“Além de todas essas atividades nós montamos uma biblioteca comunitária aqui no Vidança, aberta aos moradores de nossa comunidade”, completa Anália.
Dessa forma o projeto pretende realizar uma formação cidadã, através da leitura, e aproximar as pessoas do Vila Velha das atividades culturais da Associação, proporcionando novas vivências coletivas dentro da comunidade.
O projeto Vidança+Leitura têm patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado e Coelce; Além dessas parcerias a Associação Vidança conta o apoio da Brazil Foundation, Casa Brazil e Padaria Tavares.
Serviço:Os próximos cortejos literários do projeto Vidança+Leitura acontecerão nos dias 10 e 15 de dezembro.
(Com informações de Gigi Borges Soluções em Comunicação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário