O Tribunal de Contas do Ceará realizou nesta terça-feira, em Sessão Extraordinária do Pleno, presencial e telepresencial, para análise das Contas do Governador do Estado, Camilo Santana, referentes ao exercício 2020.
A sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado ganha mais transparência na transmissão ao vivo, pelo canal do YouTube da instituiçâo. A abertura da sessão foi feita pelo presidente da Corte de Contas, Valdomiro Távora, Em seguida o conselheiro Rholden Queiroz leu o seu Parecer Prévio das contas do Governador do Ceará, Camilo Santana.Começou citando a importância do Orçamento.
O documento traz um Balanço Geral do Estado demonstrando se orçamento, finanças e patrimônio estão de acordo com os princípios fundamentais da Contabilidade Pública.A análise levou em conta a primeira onda da pandemia em 2020 quando teve aumento dos investimentos em saúde e pessoal.
O Ministerio Público de contas também analisou as contas do Estado. Ao final foram feitas 5 recomendações para melhor aplicação dos recursos públicos pelo Governo do Ceará.O procurador geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana fez a sustentação da defesa do Governo.
Em seguida o conselheiro Rholden Queiroz votou pela aprovação com ressalvas das contas de Governo de 2020 e, foi seguido pelo pleno do Tribunal.
O Parecer prévio é um dos mais importantes instrumentos de transparência da gestão governamental e para o exercício da cidadania. Agora as contas do Governador será analisada e julgada pela Assembleia Legislativa.